Projecto Rios

PROJECTO RIOS
    Tive conhecimento do “Projecto Tarambola” e sem o querer menosprezar, considero-o um pouco diminuto, uma vez que se define a partir de um fundo comunitário e apenas direccionado para jovens em idade escolar.
    Existe o “ Projecto Rios” , que penso ser do conhecimento geral e dos autarcas em particular.
    É um Projecto da ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental), e tal como o “Projecto Tarambola”, visa a participação social na conservação e monitorização dos espaços fluviais. Tem como principal objectivo implementar um plano de adoção de um troço de um Rio ou Ribeira por entidades Institucionais, ONG’s, empresas e a população em geral.
    Em zonas onde o Rio se encontra mais degradado são aplicadas técnicas de Engenharia Natural na reconstrução e conservação das margens e dos cursos de água, em que os principais materiais de construção empregues são plantas, comunidades vegetais e sistemas naturais.
    Este projecto assume-se como viável e de baixo-custo, com provas dadas em vários Municípios .
    Contribui para a aplicação da directiva Quadro da Água (QdA) e da Lei da Água; materializa a educação ambiental, a limpeza e a conservação fluvial de forma continuada.
    A APA (Agência Portuguesa do Ambiente) classificou o IRR (Índice de Reabilitação de Rio) do Rio Almonda como “Muito Mau”, sendo de salientar que o indíce de classificação vai apenas até “Mau”.
    Questiono-vos se irão ficar apáticos perante a destruição do Rio Almonda, ou irão tomar uma acção servindo de exemplo para os proprietários, para as empresas e para a população em geral?
    Ramiro Silva
    Eleito da CDU