Freguesias de Torres Novas S. Pedro, Lapas e Ribeira Branca

No dia 14 de Abril de 2014 decorreu a sessão ordinária da Assembleia da União de Freguesias de Torres Novas (S. Pedro), Lapas e Ribeira Branca, onde são membros eleitos pela CDU na Assembleia Manuel Ramos, Maria Fernanda Barreiros, Nuno Vítor Nunes, e Maria Helena Silva. Saliente-se a leitura, antes da ordem do dia, da moção apresentada pelos eleitos da CDU sobre os 40 anos do 25 de Abril. Dos vários documentos para apreciação e votação destacam-se os seguintes: Prestação de contas referentes ao período compreendido entre 21-10-2013 a 31-12-2013, o qual foi aprovado por maioria; Primeira Revisão ao Orçamento, aprovado por unanimidade; Projeto de regulamento de liquidação e cobrança de taxas e licenças da Freguesia, e respetiva tabela, não foram aprovados. Saliente-se que todos os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia votaram contra, considerando que o aumento de taxas é mais uma ónus para a população da União de Freguesias que na atual conjuntura do país já vive com tantas dificuldades. Projeto de Regulamento dos cemitérios de Freguesia, foi aprovado por unanimidade com pequenas alterações ao articulado. Projeto de Regulamento de Apoio ao Associativismo, elaborado pela CDU e aprovado por unanimidade na reunião do executivo da Junta de Freguesia no dia 1 de Abril, foi também aprovado por unanimidade na reunião da Assembleia. Protocolo de cooperação entre a União das Freguesias de Torres Novas (S. Pedro), Lapas e Ribeira Branca e a União das Freguesias de Torres Novas (santa Maria – Salvador – Santiago), aprovado por maioria. Contrato inter-administrativo de delegação de competências do Município de Torres Novas na União das Freguesias de Torres Novas S. Pedro), Lapas e Ribeira Branca – execução da obra de “Requalificação urbana da Via Panorâmica – Troço Alto das Pedreiras – Lapas.”, foi aprovado por unanimidade. Saliente-se que aquando da discussão deste último assunto na reunião do executivo da Junta de Freguesia os eleitos pela CDU Sérgio Formiga (tesoureiro) e Sandra Lourenço (2ª vogal), apesar de terem votado favoravelmente, tendo em conta a importância que a obra tem para a população que aí reside e circula, não deixaram de demonstrar as suas reservas relativamente ao pagamento por parte da Câmara Municipal de Torres Novas da verba que a Junta de Freguesia terá de avançar já para execução da obra. De igual forma, salientou-se na reunião do executivo que a Junta de Freguesia estava a resolver um problema que se arrastou ao longo de mais de uma década e que deveria ter sido a Câmara Municipal de Torres Novas a solucionar o mesmo, tendo em conta que as taxas pagas pelos moradores deveriam ter sido revertidas para a solução deste problema. No final da reunião a eleita Maria Helena Silva alertou ainda o Presidente da Junta de Freguesia para as condições de degradação do acesso ao escorrega do Parque Infantil da Silvã, o qual perdeu o material de proteção e encontra-se atualmente com o arame à vista, tendo inclusive já provocado ferimentos em crianças utilizadoras do parque, apelando para que o mesmo fosse retirado com urgência.

Data: 2015-04-25